Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus, acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome, a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo, porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós, pedindo sempre em minhas orações que, nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de ir ter convosco, isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado pela fé mútua, tanto vossa como minha, eu sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes, porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê primeiro do judeu e também do grego, porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou, porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis, pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém! E, semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro e, como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém; sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pai e à mãe; os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem, portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo, e tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus? Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus, a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, e honra, e incorrupção; tribulação e angústia sobre toda alma do homem que faz o mal, primeiramente do judeu e também do grego; glória, porém, e honra e paz a qualquer que faz o bem, primeiramente ao judeu e também ao grego; porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram pela lei serão julgados, porque, quanto aos gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei, no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho e sabes a sua vontade, e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído por lei; e confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas, tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão e a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, não te julgará, porventura, a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da lei? Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne qual é, logo, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus? E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura, será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? (Falo como homem.), mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para glória sua, por que sou eu ainda julgado também como pecador? Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma! Pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado, como está escrito: Não há um justo, nem um sequer, todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só cuja boca está cheia de maldição e amargura, em seus caminhos há destruição e miséria; não há temor de Deus diante de seus olhos, ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus, mas, agora, se manifestou, sem a lei, a justiça de Deus, tendo o testemunho da Lei e dos Profetas, porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; onde está, logo, a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não! Mas pela lei da fé concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei, se Deus é um só, que justifica, pela fé, a circuncisão e, por meio da fé, a incircuncisão, que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, mas, àquele que não pratica, porém, crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça; bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos, vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça a Abraão como lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão e fosse pai da circuncisão, daqueles que não somente são da circuncisão, mas que também andam nas pisadas daquela fé de Abraão, nosso pai, que tivera na incircuncisão, pois, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada, portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé de Abraão, o qual é pai de todos nós, o qual, em esperança, creu contra a esperança que seria feito pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência e não enfraqueceu na fé, nem atentou para o seu próprio corpo já amortecido (pois era já de quase cem anos), nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara e estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer; ora, não só por causa dele está escrito que lhe fosse tomado em conta, o qual por nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossa justificação, sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo; e não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado porque apenas alguém morrerá por um justo; pois, poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer, logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira, porque, se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram, no entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não pecaram, à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir e não foi, assim o dom como a ofensa, por um só que pecou; porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação, pois assim, como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio à graça sobre todos os homens para justificação de vida, porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos para que, assim, como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante? Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; porque, aquele que está morto está justificado do pecado sabendo que, havendo Cristo ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não mais terá domínio sobre ele, pois, quanto a ter morrido, de uma vez, morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus, não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça, falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia e à maldade para a maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para a santificação, e que fruto tínheis, então, das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte, porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive? De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for doutro marido; mas, morto o marido, livre está da lei e assim, não será adúltera se for doutro marido, porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte, que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás e eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri; o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte, assim, a lei é santa; e o mandamento, santo, justo e bom porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado e, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e, com efeito, o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço, acho, então, esta lei em mim: que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo, mas vejo nos meus membros outra lei que batalha contra a lei do meu entendimento e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros, dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim que eu mesmo, com o entendimento, sirvo à lei de Deus, mas, com a carne, à lei do pecado, portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito, porquanto, o que era impossível à lei, visto como estava enfermo pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne, porque os que são segundo a carne, inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito, porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser, vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele e, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça, de maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver, segundo a carne, porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus o mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus, porque, para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada, porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus e não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo, mas, se esperamos o que não vemos com paciência o esperamos e aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos e sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto e aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou aquele que nem mesmo o seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia: fomos reputados como ovelhas para o matadouro, mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor! Em Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo): porque eu mesmo poderia desejar ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne dos quais são os pais, e dos quais é Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém! Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho e não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai; foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor que diremos, pois? Que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma! Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece logo, pois, compadece-se de quem quer e endurece a quem quer dir-me-ás, então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem resiste à sua vontade? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou, como também diz em Oseias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada, também Isaías clamava acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo porque o Senhor executará a sua palavra sobre a terra, completando-a e abreviando-a que diremos, pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé. Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei. Tropeçaram na pedra de tropeço, irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação porquanto, não conhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus; ora, Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas ou: quem descerá ao abismo (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo)? A saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação porquanto não há diferença entre judeu e grego, porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue? Mas nem todos obedecem ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? Mas digo: Porventura, não ouviram? Sim, por certo, pois por toda a terra saiu à voz deles, e as suas palavras até aos confins do mundo, mas digo: Porventura, Israel não o soube? Primeiramente, diz Moisés: Eu vos meterei em ciúmes com aqueles que não são povo, com gente insensata vos provocarei à ira, mas contra Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente digo, pois: porventura, rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum! Porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim, Senhor, mataram os teus profetas e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma? Assim, pois, também agora neste tempo ficou um resto, segundo a eleição da graça, pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos e Davi diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, e em tropeço, por sua retribuição; escureçam-se-lhes os olhos para não verem, e encurvem-se-lhes continuamente as costas e, se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição, a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude! Para ver se de alguma maneira posso incitar à emulação os da minha carne e salvar alguns deles e, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que te não poupe a ti também e também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado e este será o meu concerto com eles, quando eu tirar os seus pecados assim que, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais porque assim como vós também, antigamente, fostes desobedientes a Deus, mas, agora, alcançastes misericórdia pela desobediência deles, porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém! Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional porque, pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros, se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; o amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem, amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; abençoai aos que vos perseguem; abençoai e não amaldiçoeis sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor: não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem, toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela, portanto, é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência, portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra, com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás, e, se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo, o amor não faz mal ao próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz, mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências, ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas o que come não despreze o que não come; e o que não come não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo porque nenhum de nós vive para si e nenhum morre para si foi para isto que morreu Cristo e tornou a viver; para ser Senhor tanto dos mortos como dos vivos, mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo de maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus, eu sei e estou certo, no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda não seja, pois, blasfemado o vosso bem; porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros; bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça, mas aquele que tem dúvidas, se come, está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado, mas nós que somos fortes devemos suportar as fraquezas dos fracos e não agradar a nós mesmos porque também Cristo não agradou a si mesmo, mas, como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam, ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, portanto, recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus e para que os gentios glorifiquem a Deus pela sua misericórdia, como está escrito: Portanto, eu te louvarei entre os gentios e cantarei ao teu nome e outra vez diz: Alegrai-vos, gentios, com o seu povo e outra vez diz Isaías: Uma raiz em Jessé haverá, e, naquele que se levantar para reger os gentios, os gentios esperarão, eu próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outros que eu seja ministro de Jesus Cristo entre os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espírito Santo porque não ousaria dizer coisa alguma, que Cristo por mim não tenha feito, para obediência dos gentios, por palavra e por obras; pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que, desde Jerusalém e arredores até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo antes, como está escrito: Aqueles a quem não foi anunciado o verão, e os que não ouviram o entenderão, mas, agora, que não tenho mais demora nestes sítios, e tendo já há muitos anos grande desejo de ir ter convosco, mas, agora, vou a Jerusalém para ministrar aos santos, isto lhes pareceu bem, como devedores que são para com eles porque, se os gentios foram participantes dos seus bens espirituais, devem também ministrar-lhes os temporais, assim que, concluído isto, e havendo-lhes consignado este fruto, de lá, passando por vós, irei à Espanha e rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus, a fim de que, pela vontade de Deus, chegue a vós com alegria e possa recrear-me convosco recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencreia, saudai a Priscila e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus, saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Ásia em Cristo, saudai a Andrônico e a Júnia, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo, saudai a Urbano, nosso cooperador em Cristo, e a Estáquis, meu amado, saudai a Apeles, aprovado em Cristo. Saudai aos da família de Aristóbulo, saudai a Trifena e a Trifosa, as quais trabalham no Senhor. Saudai à amada Pérside, a qual muito trabalhou no Senhor, saudai a Asíncrito, a Flegonte, a Hermas, a Pátrobas, a Hermes, e aos irmãos que estão com eles, saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam; porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos símplices quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos. Comprazo-me, pois, em vós; e quero que sejais sábios no bem, mas símplices no mal; saúdam-vos Timóteo, meu cooperador, e Lúcio, e Jasom, e Sosípatro, meus parentes, saúda-vos Gaio, meu hospedeiro e de toda a igreja. Saúda-vos Erasto, procurador da cidade, e também o irmão Quarto; ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto, ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém!
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