Provérbios
Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a equidade; para o sábio ouvir e crescer em sabedoria, e o instruído adquirir sábios conselhos; o temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução porque diadema de graça serão para a tua cabeça e colares para o teu pescoço Filho meu, se os pecadores, com blandícias, te quiserem tentar, não consintas traguemo-los vivos, como a sepultura, e inteiros, como os que descem à cova; lançarás a tua sorte entre nós; teremos todos uma só bolsa porque os pés deles correm para o mal e se apressam a derramar sangue e estes armam ciladas contra o seu próprio sangue; e a sua própria vida espreitam tais são as veredas de todo aquele que se entrega à cobiça; ela prenderá a alma dos que a possuem nas encruzilhadas, no meio dos tumultos, clama; às entradas das portas e na cidade profere as suas palavras: Convertei-vos pela minha repreensão; eis que abundantemente derramarei sobre vós meu espírito e vos farei saber as minhas palavras antes, rejeitastes todo o meu conselho e não quisestes a minha repreensão; vindo como assolação o vosso temor, e vindo a vossa perdição como tormenta, sobrevindo-vos aperto e angústia então, a mim clamarão, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, mas não me acharão o não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão porque o desvio dos simples os matará, e a prosperidade dos loucos os destruirá Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, e, se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz, então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; escudo é para os que caminham na sinceridade, então, entenderás justiça, e juízo, e equidade, e todas as boas veredas porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será suave à tua alma para te livrar do mau caminho e do homem que diz coisas perversas; que se alegram de mal fazer e folgam com as perversidades dos maus, para te livrar da mulher estranha e da estrangeira, que lisonjeia com suas palavras, porque a sua casa se inclina para a morte, e as suas veredas, para os mortos; todos os que se dirigem a ela não voltarão e não atinarão com as veredas da vida porque os retos habitarão a terra, e os sinceros permanecerão nela Filho meu não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal honra ao Senhor com a tua fazenda e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão os teus celeiros abundantemente, e trasbordarão de mosto os teus lagares porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem porque melhor é a sua mercadoria do que a mercadoria de prata, e a sua renda do que o ouro mais fino aumento de dias há na sua mão direita; na sua esquerda, riquezas e honra é árvore da vida para os que a seguram, e bem-aventurados são todos os que a retêm o Senhor, com sabedoria, fundou a terra; preparou os céus com inteligência Filho meu não se apartem estas coisas dos teus olhos; guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso; então, andarás com confiança no teu caminho, e não tropeçará o teu pé não temas o pavor repentino, nem a assolação dos ímpios quando vier não detenhas dos seus donos o bem, estando na tua mão poder fazê-lo não digas ao teu próximo: Vai e torna, e amanhã to darei, tendo-o tu contigo não contendas com alguém sem razão, se te não tem feito mal porque o perverso é abominação para o Senhor, mas com os sinceros está o seu segredo certamente ele escarnecerá dos escarnecedores, mas dará graça aos mansos Filho meu, atende à minha sabedoria; à minha razão inclina o teu ouvido; porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais macio do que o azeite; os seus pés descem à morte; os seus passos firmam-se no inferno agora, pois, filhos, dai-me ouvidos e não vos desvieis das palavras da minha boca para que não dês a outros a tua honra, nem os teus anos a cruéis para que não se fartem os estranhos do teu poder, e todos os teus trabalhos entrem na casa do estrangeiro; e digas: Como aborreci a correção! E desprezou o meu coração a repreensão! Quase que em todo o mal me achei no meio da congregação e do ajuntamento derramar-se-iam por fora as tuas fontes, e pelas ruas, os ribeiros de águas? Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, como cerva amorosa e gazela graciosa; saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê atraído perpetuamente porque os caminhos do homem estão perante os olhos do Senhor, e ele aplana todas as suas carreiras ele morrerá, porque sem correção andou, e, pelo excesso da sua loucura, andará errado Filho meu, se ficaste por fiador do teu companheiro, se deste a tua mão ao estranho, faze, pois, isto agora, filho meu, e livra-te, pois já caíste nas mãos do teu companheiro: vai, humilha-te e importuna o teu companheiro; livra-te, como a gazela, da mão do caçador e, como a ave, da mão do passarinheiro a qual, não tendo superior, nem oficial, nem dominador, ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco de sono, um pouco tosquenejando, um pouco encruzando as mãos, para estar deitado, o homem de Belial, o homem vicioso, anda em perversidade de boca perversidade há no seu coração; todo o tempo maquina mal; anda semeando contendas estas seis coisas aborrece o Senhor, e a sétima a sua alma abomina: E coração que maquina pensamentos viciosos, e pés que se apressam a correr para o mal, e testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos ata-os perpetuamente ao teu coração e pendura-os ao teu pescoço porque o mandamento é uma lâmpada, e a lei, uma luz, e as repreensões da correção são o caminho da vida, não cobices no teu coração a sua formosura, nem te prendas com os seus olhos tomará alguém fogo no seu seio, sem que as suas vestes se queimem? Ou andará alguém sobre as brasas, sem que se queimem os seus pés? Não se injuria o ladrão, quando furta para saciar a sua alma, tendo fome; o que adultera com uma mulher é falto de entendimento; destrói a sua alma o que tal faz porque furioso é o ciúme do marido; e de maneira nenhuma perdoará no dia da vingança Filho meu, guarda as minhas palavras e esconde dentro de ti os meus mandamentos ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração para te guardarem da mulher alheia, da estranha que lisonjeia com as suas palavras vi entre os simples, descobri entre os jovens, um jovem falto de juízo, no crepúsculo, à tarde do dia, na escuridão e trevas da noite e eis que uma mulher lhe saiu ao encontro, com enfeites de prostituta e astuto coração ora pelas ruas, ora pelas praças, espreitando por todos os cantos, sacrifícios pacíficos tenho comigo; hoje paguei os meus votos já cobri a minha cama com cobertas de tapeçaria, com obras lavradas com linho fino do Egito; vem, saciemo-nos de amores até pela manhã; alegremo-nos com amores porque o marido não está em casa, foi fazer uma jornada ao longe seduziu-o com a multidão das suas palavras, com as lisonjas dos seus lábios o persuadiu até que a flecha lhe atravesse o fígado, como a ave que se apressa para o laço e não sabe que ele está ali contra a sua vida não se desvie para os seus caminhos o teu coração, e não andes perdido nas suas veredas; caminhos de sepultura é a sua casa, os quais descem às câmaras da morte não clama, porventura, a Sabedoria? E a Inteligência não dá a sua voz? Da banda das portas da cidade, à entrada da cidade e à entrada das portas está clamando: Entendei, ó simples, a prudência; e vós, loucos, entendei de coração porque a minha boca proferirá a verdade; os meus lábios abominam a impiedade todas elas são retas para o que bem as entende e justas, para os que acham o conhecimento aceitai a minha correção, e não a prata, e o conhecimento mais do que o ouro fino escolhido eu, a Sabedoria, habito com a prudência e acho a ciência dos conselhos meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento, minha é a fortaleza por mim governam os príncipes e os nobres; sim, todos os juízes da terra riquezas e honra estão comigo; sim, riquezas duráveis e justiça melhor é o meu fruto do que o ouro, sim, do que o ouro refinado; e as minhas novidades, melhores do que a prata escolhida para fazer herdar bens permanentes aos que me amam e encher os seus tesouros desde a eternidade fui ungida; desde o princípio, antes do começo da terra antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros, eu fui gerada quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando compassava ao redor a face do abismo; quando firmava as nuvens de cima, quando fortificava as fontes do abismo; então, eu estava com ele e era seu aluno; e era cada dia as suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo, agora, pois, filhos, ouvi-me, porque bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada, mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me aborrecem amam a morte à sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas já deu ordens às suas criadas, já anda convidando desde as alturas da cidade, dizendo: Vinde, comei do meu pão e bebei do vinho que tenho misturado o que repreende o escarnecedor afronta toma para si; e o que censura o ímpio recebe a sua mancha dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e a ciência do Santo, a prudência se fores sábio, para ti sábio serás; e, se fores escarnecedor, tu só o suportarás e assenta-se à porta da sua casa ou numa cadeira, nas alturas da cidade, quem é simples, volte-se para aqui. E aos faltos de entendimento diz: Mas não sabem que ali estão os mortos, que os seus convidados estão nas profundezas do inferno provérbios de Salomão. O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho louco é a tristeza de sua mãe o Senhor não deixa ter fome a alma do justo, mas o desejo dos ímpios rechaça o que ajunta no verão é filho sábio, mas o que dorme na sega é filho que envergonha a memória do justo é abençoada, mas o nome dos ímpios apodrecerá quem anda em sinceridade anda seguro, mas o que perverte os seus caminhos será conhecido o que acena com os olhos dá dores, e o tolo de lábios será transtornado o ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões os sábios escondem a sabedoria, mas a boca do tolo é uma destruição a obra do justo conduz à vida, as produções do ímpio, ao pecado o que encobre o ódio tem lábios falsos, e o que difama é um insensato na multidão de palavras não falta transgressão, mas o que modera os seus lábios é prudente os lábios do justo apascentam muitos, mas os tolos, por falta de entendimento, morrem um divertimento é para o tolo praticar a iniquidade; para o homem inteligente, o mesmo é o ser sábio como a tempestade, assim passa o ímpio, mas o justo tem perpétuo fundamento o temor do Senhor aumenta os dias, mas os anos dos ímpios serão abreviados a esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos ímpios perecerá o justo nunca será abalado, mas os ímpios não habitarão a terra os lábios do justo sabem o que agrada, mas a boca dos ímpios anda cheia de perversidades balança enganosa é abominação para o Senhor, mas o peso justo é o seu prazer a sinceridade dos sinceros os encaminhará, mas a perversidade dos desleais os destruirá a justiça do sincero endireitará o seu caminho, mas o ímpio, pela sua impiedade, cairá morrendo o homem ímpio perece a sua expectação, e a esperança da iniquidade perde-se o hipócrita, com a boca, danifica o seu próximo, mas os justos são libertados pelo conhecimento no bem dos justos, exulta a cidade; e, perecendo os ímpios, há júbilo o que despreza o seu próximo é falto de sabedoria, mas o homem de entendimento cala-se não havendo sábia direção, o povo cai, mas, na multidão de conselheiros, há segurança a mulher aprazível guarda a honra, como os violentos guardam as riquezas o ímpio recebe um salário enganoso, mas, para o que semeia justiça, haverá galardão certo como a justiça encaminha para a vida, assim o que segue o mal faz isso para sua morte ainda que o mau junte mão à mão, não ficará sem castigo, mas a semente dos justos escapará o desejo dos justos é somente o bem, mas a esperança dos ímpios é a ira a alma generosa engordará, e o que regar também será regado o que busca cedo o bem busca favor, mas ao que procura o mal, este lhe sobrevirá aquele que confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a rama o fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas sábio é; o que ama a correção ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é um bruto o homem não se estabelecerá pela impiedade, mas a raiz dos justos não será removida os pensamentos do justo são retos, mas os conselhos do ímpio, engano transtornados serão os ímpios e não serão mais, mas a casa dos justos permanecerá melhor é o que se estima em pouco e tem servos do que o que se honra a si mesmo e tem falta de pão o justo olha pela vida dos seus animais, mas as misericórdias dos ímpios são cruéis deseja o ímpio a rede dos maus, mas a raiz dos justos produz o seu fruto cada um se farta de bem pelo fruto da sua boca, e o que as mãos do homem fizerem isso ele receberá a ira do louco se conhece no mesmo dia, mas o avisado encobre a afronta há alguns cujas palavras são como pontas de espada, mas a língua dos sábios é saúde o lábio de verdade ficará para sempre, mas a língua mentirosa dura só um momento nenhum agravo sobrevirá ao justo, mas os ímpios ficam cheios de mal o homem avisado encobre o conhecimento, mas o coração dos tolos proclama a estultícia a solicitude no coração do homem o abate, mas uma boa palavra o alegra o preguiçoso não assará a sua caça, mas o bem precioso do homem é ser diligente na vereda da justiça está a vida, e no caminho da sua carreira não há morte o filho sábio ouve a correção do pai, mas o escarnecedor não ouve a repreensão o que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios tem perturbação o justo aborrece a palavra de mentira, mas o ímpio é abominável e se confunde há quem se faça rico, não tendo coisa nenhuma, e quem se faça pobre, tendo grande riqueza a luz dos justos alegra, mas a candeia dos ímpios se apagará da soberba só provém a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria a esperança demorada enfraquece o coração, mas o desejo chegado é árvore de vida a doutrina do sábio é uma fonte de vida para desviar dos laços da morte todo prudente age com conhecimento, mas o tolo espraia a sua loucura pobreza e afronta virão ao que rejeita a correção, mas o que guarda a repreensão será venerado o desejo que se cumpre deleita a alma, mas apartar-se do mal é abominação para os loucos o mal perseguirá aos pecadores, mas os justos serão galardoados com o bem abundância de mantimento há na lavoura do pobre, mas alguns há que se consomem por falta de juízo o justo come até que a sua alma fique satisfeita, mas o ventre dos ímpios terá necessidade toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derriba-a com as suas mãos na boca do tolo está a vara da soberba, mas os lábios do sábio preservá-lo-ão a testemunha verdadeira não mentirá, mas a testemunha falsa se desboca em mentiras vai-te à presença do homem insensato e nele não divisarás os lábios do conhecimento os loucos zombam do pecado, mas entre os retos há boa vontade o coração conhece a sua própria amargura, e o estranho não se entremeterá na sua alegria há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte dos seus caminhos se fartará o infiel de coração, mas o homem bom se fartará de si mesmo o sábio teme e desvia-se do mal, mas o tolo encoleriza-se e dá-se por seguro os simples herdarão a estultícia, mas os prudentes se coroarão de conhecimento os maus inclinam-se perante a face dos bons, e os ímpios, diante das portas do justo o que despreza ao seu companheiro peca, mas o que se compadece dos humildes é bem-aventurado em todo trabalho há proveito, mas a palavra dos lábios só encaminha para a pobreza a testemunha verdadeira livra as almas, mas o que se desboca em mentiras é enganador o temor do Senhor é uma fonte de vida para preservar dos laços da morte na multidão do povo está a magnificência do rei, mas, na falta de povo, a perturbação do príncipe o coração com saúde é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos pela sua malícia, será lançado fora o ímpio, mas o justo até na sua morte tem esperança a justiça exalta as nações, mas o pecado é o opróbrio dos povos a resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons o tolo despreza a correção de seu pai, mas o que observa a repreensão prudentemente se haverá os lábios dos sábios derramarão o conhecimento, mas o coração dos tolos não fará assim o caminho do ímpio é abominável ao Senhor, mas ele ama o que segue a justiça correção molesta há para o que deixa a vereda, e o que aborrece a repreensão morrerá não ama o escarnecedor aquele que o repreende, nem se chegará para os sábios o coração sábio buscará o conhecimento, mas a boca dos tolos se apascentará de estultícia melhor é o pouco com o temor do Senhor do que um grande tesouro onde há inquietação o homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apaziguará a luta o caminho do preguiçoso é como a sebe de espinhos, mas a vereda dos retos está bem-igualada a estultícia é alegria para o que carece de entendimento, mas o homem sábio anda retamente o homem se alegra na resposta da sua boca, e a palavra, a seu tempo, quão boa é! O Senhor arrancará a casa dos soberbos, mas firmará a herança da viúva o que se dá à cobiça perturba a sua casa, mas o que aborrece as dádivas viverá o coração do justo medita o que há de responder, mas a boca dos ímpios derrama em abundância coisas más a luz dos olhos alegra o coração; a boa fama engorda os ossos o que rejeita a correção menospreza a sua alma, mas o que escuta a repreensão adquire entendimento do homem são as preparações do coração, mas do Senhor, a resposta da boca confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos abominação é para o Senhor todo altivo de coração; ainda que ele junte mão à mão, não ficará impune sendo os caminhos do homem agradáveis ao Senhor, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele o coração do homem considera o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos adivinhação se acha nos lábios do rei; em juízo não prevaricará a sua boca abominação é para os reis o praticarem a impiedade, porque com justiça se estabelece o trono o furor do rei é como um mensageiro da morte, mas o homem sábio o apaziguará quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! E quanto mais excelente, adquirir a prudência do que a prata! A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda melhor é ser humilde de espírito com os mansos do que repartir o despojo com os soberbos o sábio de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumentará o ensino o coração do sábio instrui a sua boca e acrescenta doutrina aos seus lábios há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte o homem vão cava o mal, e nos seus lábios se acha como que um fogo ardente o homem perverso levanta a contenda, e o difamador separa os maiores amigos fecha os olhos para imaginar perversidades; mordendo os lábios, efetua o mal melhor é o longânimo do que o valente, e o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade melhor é um bocado seco e com ele a tranquilidade do que a casa cheia de vítimas, com contenda o crisol é para a prata, e o forno, para o ouro; mas o Senhor prova os corações o que escarnece do pobre insulta ao que o criou; o que se alegra da calamidade não ficará impune não convém ao tolo a fala excelente; quanto menos ao príncipe, o lábio mentiroso! O que encobre a transgressão busca a amizade, mas o que renova a questão separa os maiores amigos mais profundamente entra a repreensão no prudente do que cem açoites no tolo encontre-se com o homem a ursa à qual roubaram os filhos, mas não o louco na sua estultícia como o soltar as águas, é o princípio da contenda; deixa por isso a porfia, antes que sejas envolvido de que serviria o preço na mão do tolo para comprar a sabedoria, visto que não tem entendimento? O homem falto de entendimento dá a mão, ficando por fiador do seu companheiro o que ama a contenda ama a transgressão; o que alça a sua porta busca a ruína o que gera um tolo, para sua tristeza o faz; e o pai do insensato não se alegrará o ímpio tira o presente do seio para perverter as veredas da justiça o filho insensato é tristeza para seu pai e amargura para quem o deu à luz retém as suas palavras o que possui o conhecimento, e o homem de entendimento é de precioso espírito até o tolo, quando se cala, será reputado por sábio; e o que cerrar os seus lábios, por sábio busca seu próprio desejo aquele que se separa; ele insurge-se contra a verdadeira sabedoria vindo o ímpio, vem também o desprezo; e, com a ignomínia, a vergonha não é bom ter respeito à pessoa do ímpio, para derribar o justo em juízo a boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios, um laço para a sua alma também o negligente na sua obra é irmão do desperdiçador torre forte é o nome do Senhor; para ela correrá o justo e estará em alto retiro antes de ser quebrantado, eleva-se o coração do homem; e, diante da honra, vai a humildade o espírito do homem aliviará a sua enfermidade, mas ao espírito abatido, quem o levantará? O presente do homem alarga-lhe o caminho e leva-o à presença dos grandes a sorte faz cessar os pleitos e faz separação entre os poderosos o irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como ferrolhos de um palácio a morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto o pobre fala com rogos, mas o rico responde com durezas melhor é o pobre que anda na sua sinceridade do que o perverso de lábios e tolo a estultícia do homem perverterá o seu caminho, e o seu coração se irará contra o Senhor a falsa testemunha não ficará inocente; e o que profere mentiras não escapará todos os irmãos do pobre o aborrecem; quanto mais se afastarão dele os seus amigos! Corre após eles com palavras, mas não servem de nada a falsa testemunha não ficará impune; e o que profere mentiras perecerá ao tolo não está bem o deleite; quanto menos ao servo dominar os príncipes! Como o bramido do filho do leão é a indignação do rei; mas, como o orvalho sobre a erva, é a sua benevolência a casa e a fazenda são a herança dos pais; mas do Senhor vem a mulher prudente o que guardar o mandamento guardará a sua alma; mas o que desprezar os seus caminhos morrerá castiga teu filho enquanto há esperança, mas para o matar não alçarás a tua alma homem de grande ira tem de sofrer o dano; porque, se tu o livrares, virás ainda a fazê-lo novamente muitos propósitos há no coração do homem, mas o conselho do Senhor permanecerá o temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum fere o escarnecedor, e o simples tomará aviso; repreende ao sábio, e aprenderá conhecimento cessa filho meu, ouvindo a instrução, de te desviares das palavras do conhecimento a testemunha de Belial escarnece do juízo, e a boca dos ímpios engole a iniquidade o vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio honroso é para o homem o desviar-se de questões, mas todo tolo se entremete nelas como águas profundas é o conselho no coração do homem; mas o homem de inteligência o tirará para fora o justo anda na sua sinceridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado! Duas espécies de peso e duas espécies de medida são abominação para o Senhor, tanto uma coisa como outra o ouvido que ouve e o olho que vê o Senhor os fez a ambos nada vale, nada vale, dirá o comprador, mas, indo-se, então, se gabará aquele que fica por fiador do estranho tira a sua roupa e penhora-a por um estranho cada pensamento com conselho se confirma; e com conselhos prudentes faz a guerra o que anda maldizendo descobre o segredo; pelo que, com o que afaga com seus lábios, não te entremetas entrando-se apressadamente de posse de uma herança no princípio, o seu fim não será bendito duas espécies de peso são abomináveis ao Senhor, e balanças enganosas não são boas laço é para o homem dizer precipitadamente: É santo; e, feitos os votos, então, inquirir a alma do homem é a lâmpada do Senhor, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do ventre benignidade e verdade guardam o rei, e com benignidade sustém ele o seu trono os vergões das feridas são a purificação dos maus, como também as pancadas que penetram até o mais íntimo do ventre como ribeiros de águas, assim é o coração do rei na mão do Senhor; a tudo quanto quer o inclina fazer justiça e julgar com retidão é mais aceitável ao Senhor do que oferecer-lhe sacrifício os pensamentos do diligente tendem à abundância, mas os de todo apressado, tão somente à pobreza as rapinas dos ímpios virão a destruí-los, porquanto eles recusam praticar a justiça melhor é morar num canto de umas águas-furtadas do que com a mulher rixosa numa casa ampla a alma do ímpio deseja o mal; o seu próximo não agrada aos seus olhos prudentemente considera o justo a casa do ímpio, quando os ímpios são arrastados para o mal o presente que se dá em segredo abate a ira, e a dádiva no seio, uma forte indignação o homem que anda desviado do caminho do entendimento na congregação dos mortos repousará o resgate do justo é o ímpio; o do reto, o iníquo melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda o que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra o que guarda a boca e a língua guarda das angústias a sua alma o desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam-se a trabalhar o sacrifício dos ímpios é abominação; quanto mais oferecendo-o com intenção maligna! A testemunha mentirosa perecerá, mas o homem que ouve falará sem imputação não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o Senhor mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas; e a graça é melhor do que a riqueza e o ouro o avisado vê o mal e esconde-se; mas os simples passam e sofrem a pena espinhos e laços há no caminho do perverso; o que guarda a sua alma retira-se para longe dele o rico domina sobre os pobres, e o que toma emprestado é servo do que empresta o que é de bons olhos será abençoado, porque deu do seu pão ao pobre lança fora ao escarnecedor, e se irá a contenda; e cessará a questão e a vergonha os olhos do Senhor conservam o que tem conhecimento, mas as palavras do iníquo ele transtornará cova profunda é a boca das mulheres estranhas; aquele contra quem o Senhor se irar cairá nela o que oprime o pobre para se engrandecer a si ou o que dá ao rico, certamente, empobrecerá porque é coisa suave, se as guardares no teu coração, se as aplicares todas aos teus lábios para que a tua confiança esteja no Senhor, a ti tas faço saber hoje, sim, a ti mesmo para te fazer saber a certeza das palavras de verdade, para que possas responder palavras de verdade aos que te enviarem? Porque o Senhor defenderá a sua causa em juízo, e aos que os roubam lhes tirará a vida para que não aprendas as suas veredas e tomes um laço para a tua alma se não tens com que pagar, por que tirariam a tua cama de debaixo de ti? Não removas os limites antigos que fizeram teus pais quando te assentares a comer com um governador, atenta bem para o que se te pôs diante; não cobices os seus manjares gostosos, porque são pão de mentiras porventura, fitarás os olhos naquilo que não é nada? Porque, certamente, isso se fará asas e voará ao céu como a águia porque, como imaginou na sua alma, assim é; ele te dirá: Come e bebe; mas o seu coração não estará contigo não fales aos ouvidos do tolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras não removas os limites antigos, nem entres nas herdades dos órfãos, aplica à disciplina o teu coração e os teus ouvidos, às palavras do conhecimento tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno e exultará o meu íntimo, quando os teus lábios falarem coisas retas porque deveras há um fim bom; não será malograda a tua esperança ouve tu, filho meu, e sê sábio e dirige no caminho o teu coração porque o beberrão e o comilão cairão em pobreza; e a sonolência faz trazer as vestes rotas compra a verdade e não a vendas; sim, a sabedoria, e a disciplina, e a prudência alegrem-se teu pai e tua mãe, e regozije-se a que te gerou porque cova profunda é a prostituta, e poço estreito, a estranha também ela, como um salteador, se põe a espreitar e multiplica entre os homens os iníquos para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada no seu fim, morderá como a cobra e, como o basilisco, picará e serás como o que dorme no meio do mar e como o que dorme no topo do mastro não tenhas inveja dos homens malignos, nem desejes estar com eles, com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma; um varão sábio é forte, e o varão de conhecimento consolida a força é demasiadamente alta para o tolo toda a sabedoria; na porta não abrirá a boca o pensamento do tolo é pecado, e é abominável aos homens o escarnecedor se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena se disseres: Eis que o não sabemos; porventura, aquele que pondera os corações não o considerará? E aquele que atenta para a tua alma não o saberá? Não pagará ele ao homem conforme a sua obra? Tal será o conhecimento da sabedoria para a tua alma; se a achares, haverá para ti galardão, e não será cortada a tua expectação porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal para que o Senhor isso não veja, e seja mau aos seus olhos, e desvie dele a sua ira não te aflijas por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos ímpios teme ao Senhor, filho meu, e ao rei, e não te entremetas com os que buscam mudanças também estes são provérbios dos sábios. Ter respeito a pessoas no juízo não é bom, mas, para os que o repreenderem, haverá delícias, e sobre eles virá a bênção do bem prepara fora a tua obra, e apronta-a no campo, e então edifica a tua casa não sejas testemunha sem causa contra o teu próximo; por que enganarias com os teus lábios? Passei pelo campo do preguiçoso e junto à vinha do homem falto de entendimento; o que tendo eu visto, o considerei; e, vendo-o, recebi instrução assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado também estes são provérbios de Salomão, os quais transcreveram os homens de Ezequias, rei de Judá para a altura dos céus, e para a profundeza da terra, e para o coração dos reis, não há investigação alguma tira o ímpio da presença do rei, e o seu trono se firmará na justiça porque melhor é que te digam: Sobe para aqui, do que seres humilhado diante do príncipe a quem já os teus olhos viram pleiteia a tua causa com o teu próximo mesmo e não descubras o segredo de outro; para que não te desonre o que o ouvir, não se apartando de ti a infâmia como pendentes de ouro e gargantilhas de ouro fino, assim é o sábio repreensor para o ouvido ouvinte como nuvens e ventos que não trazem chuva, assim é o homem que se gaba falsamente de dádivas achaste mel? Come o que te basta; para que, porventura, não te fartes dele e o venhas a vomitar martelo, e espada, e flecha aguda é o homem que levanta falso testemunho contra o seu próximo como dente quebrado e pé deslocado, assim é a confiança no desleal, no tempo da angústia se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; e, se tiver sede, dá-lhe água para beber, o vento norte afugenta a chuva, e a língua fingida, a face irada como água fria para uma alma cansada, assim são as boas-novas de terra remota comer muito mel não é bom; assim, a investigação da própria glória não é glória como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito como a neve no verão e como a chuva na sega, assim não é conveniente ao louco a honra o açoite é para o cavalo, o freio, para o jumento, e a vara, para as costas dos tolos responde ao tolo segundo a sua estultícia, para que não seja sábio aos seus olhos como as pernas do coxo, que pendem frouxas, assim é o provérbio na boca dos tolos como o espinho que entra na mão do ébrio, assim é o provérbio na boca dos tolos como um besteiro que a todos espanta, assim é o que assalaria os tolos e os transgressores tens visto um homem que é sábio a seus próprios olhos? Maior esperança há no tolo do que nele como a porta se revolve nos seus gonzos, assim o preguiçoso, na sua cama mais sábio é o preguiçoso a seus olhos do que sete homens que bem respondem como o louco que lança de si faíscas, flechas e mortandades, assim é o homem que engana o seu próximo e diz: Fiz isso por brincadeira como o carvão é para o borralho, e a lenha, para o fogo, assim é o homem contencioso para acender rixas como o caco coberto de escórias de prata, assim são os lábios ardentes e o coração maligno quando te suplicar com a sua voz, não te fies nele, porque sete abominações há no seu coração o que faz uma cova nela cairá; e o que revolve a pedra, esta sobre ele rolará a língua falsa aborrece aquele a quem ela tem maravilhado, e a boca lisonjeira opera a ruína não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que produzirá o dia pesada é a pedra, e a areia também; mas a ira do insensato é mais pesada do que elas ambas melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto a alma farta pisa o favo de mel, mas à alma faminta todo amargo é doce o óleo e o perfume alegram o coração; assim a doença do amigo, com o conselho cordial não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai, nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade; melhor é o vizinho perto do que o irmão longe o avisado vê o mal e esconde-se; mas os simples passam e sofrem a pena o que bendiz ao seu amigo em alta voz, madrugando pela manhã, por maldição se lhe contará aquele que a contivesse, conteria o vento; e a sua destra acomete o óleo o que guarda a figueira comerá do seu fruto; e o que vela pelo seu senhor será honrado como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem o crisol é para a prata, e o forno, para o ouro, e o homem é provado pelos louvores procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre o gado quando se mostrar a erva, e aparecerem os renovos, então, ajunta as ervas dos montes e haverá bastante leite de cabras para o teu sustento, para sustento da tua casa e para sustento das tuas criadas fogem os ímpios, sem que ninguém os persiga; mas qualquer justo está confiado como o filho do leão o homem pobre que oprime os pobres é como chuva impetuosa, que não deixa nenhum trigo os homens maus não entendem o juízo, mas os que buscam o Senhor entendem tudo o que guarda a lei é filho sábio, mas o companheiro dos comilões envergonha a seu pai o que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável o que faz com que os retos se desviem para um mau caminho, ele mesmo cairá na sua cova; mas os sinceros herdarão o bem quando os justos triunfam, há grande alegria; mas, quando os ímpios sobem, os homens escondem-se bem-aventurado o homem que continuamente teme; mas o que endurece o seu coração virá a cair no mal o príncipe falto de inteligência também multiplica as opressões, mas o que aborrece a avareza prolongará os seus dias o que anda sinceramente salvar-se-á, mas o perverso em seus caminhos cairá logo o que lavrar a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que segue a ociosos se fartará de pobreza ter respeito à aparência de pessoas não é bom, porque até por um bocado de pão o homem prevaricará o que repreende ao homem achará depois mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua o altivo de ânimo levanta contendas, mas o que confia no Senhor engordará o que dá ao pobre não terá necessidade, mas o que esconde os olhos terá muitas maldições quando os ímpios sobem, os homens se escondem, mas, quando eles perecem, os justos se multiplicam o homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz será quebrantado de repente sem que haja cura o homem que ama a sabedoria alegra a seu pai, mas o companheiro de prostitutas desperdiça a fazenda o homem que lisonjeia a seu próximo arma uma rede aos seus passos informa-se o justo da causa dos pobres, mas o ímpio não compreende isso o homem sábio que pleiteia com o tolo, quer se perturbe quer se ria, não terá descanso os homens sanguinários aborrecem aquele que é sincero, mas os retos procuram o seu bem o governador que dá atenção às palavras mentirosas achará que todos os seus servos são ímpios o rei, que julga os pobres conforme a verdade, firmará o seu trono para sempre quando os ímpios se multiplicam, multiplicam-se as transgressões, mas os justos verão a sua queda não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é bem-aventurado o servo não se emendará com palavras, porque, ainda que te entenda, não te atenderá quando alguém cria delicadamente o seu servo desde a mocidade, por derradeiro ele quererá ser seu filho a soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra o receio do homem armará laços, mas o que confia no Senhor será posto em alto retiro abominação é para os justos o homem iníquo, e abominação é para o ímpio o de retos caminhos palavras de Agur, filho de Jaque, o oráculo. Disse este varão a Itiel, a Itiel e a Ucal: Nem aprendi a sabedoria, nem tenho o conhecimento do Santo toda palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele duas coisas te pedi; não, mas negues, antes que morra: Para que, porventura, de farto te não negue e diga: Quem é o Senhor? Ou que, empobrecendo, venha a furtar e lance mão do nome de Deus não calunies o servo diante de seu senhor, para que te não amaldiçoe e fiques culpado há uma geração que é pura aos seus olhos e que nunca foi lavada da sua imundícia há uma geração cujos dentes são espadas e cujos queixais são facas, para consumirem na terra os aflitos e os necessitados entre os homens a sepultura, a madre estéril, a terra, que se não farta de água, e o fogo, que nunca diz: Basta há três coisas que me maravilham, e a quarta não a conheço: O caminho da águia no céu, o caminho da cobra na penha, o caminho do navio no meio do mar e o caminho do homem com uma virgem por três coisas se alvoroça a terra, e a quarta não a pode suportar: Pela mulher aborrecida, quando se casa; e pela serva, quando fica herdeira da sua senhora as formigas são um povo impotente; todavia, no verão preparam a sua comida; os gafanhotos não têm rei; e, contudo, todos saem e em bandos se repartem; a aranha, que se apanha com as mãos e está nos paços dos reis o leão, o mais forte entre os animais, que por ninguém torna atrás; se procedeste loucamente, elevando-te, e se imaginaste o mal, põe a mão na boca palavras do rei Lemuel, a profecia que lhe ensinou sua mãe não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos, ao que destrói os reis para que não bebam, e se esqueçam do estatuto, e pervertam o juízo de todos os aflitos para que bebam, e se esqueçam da sua pobreza, e do seu trabalho não se lembrem mais abre a tua boca, julga retamente e faze justiça aos pobres e aos necessitados mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida é como o navio mercante: de longe traz o seu pão examina uma herdade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos prova e vê que é boa sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite estende as mãos ao fuso, e as palmas das suas mãos pegam na roca não temerá, por causa da neve, porque toda a sua casa anda forrada de roupa dobrada conhece-se o seu marido nas portas, quando se assenta com os anciãos da terra a força e a glória são as suas vestes, e ri-se do dia futuro olha pelo governo de sua casa e não come o pão da preguiça levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada; como também seu marido, que a louva, dizendo: Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem as palavras da prudência; para dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso; para entender provérbios e sua interpretação, como também as palavras dos sábios e suas adivinhações Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mãe se disserem: Vem conosco, espiemos o sangue, espreitemos sem razão os inocentes, acharemos toda sorte de fazenda preciosa; encheremos as nossas casas de despojos; Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé das suas veredas na verdade, debalde se estenderia a rede perante os olhos de qualquer ave a suprema Sabedoria altissonantemente clama de fora; pelas ruas levanta a sua voz até quando, ó néscios, amareis a necedade? E vós, escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós, loucos, aborrecereis o conhecimento? Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a minha mão, e não houve quem desse atenção; também eu me rirei na vossa perdição e zombarei vindo o vosso temor, porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do Senhor; portanto, comerão do fruto do seu caminho e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos, mas o que me der ouvidos habitará seguramente e estará descansado do temor do mal para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento para que guarde as veredas do juízo e conserve o caminho dos seus santos o bom siso te guardará, e a inteligência te conservará; dos que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos das trevas; cujas veredas são tortuosas e desviadas nas suas carreiras; a qual deixa o guia da sua mocidade e se esquece do concerto do seu Deus; para que andes pelo caminho dos bons e guardes as veredas dos justos, mas os ímpios serão arrancados da terra, e os aleivosos serão dela exterminados porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz e acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e dos homens reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas isso será remédio para o teu umbigo e medula para os teus ossos Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento mais preciosa é do que os rubins; e tudo o que podes desejar não se pode comparar a ela os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas, paz pelo seu conhecimento, se fenderam os abismos, e as nuvens destilam o orvalho porque serão vida para a tua alma e graça, para o teu pescoço quando te deitares, não temerás; sim, tu te deitarás, e o teu sono será suave porque o Senhor será a tua esperança e guardará os teus pés de serem presos não maquines mal contra o teu próximo, pois habita contigo confiadamente não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum de seus caminhos a maldição do Senhor habita na casa do ímpio, mas a habitação dos justos ele abençoará os sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si confusão, pois dou-vos boa doutrina; não deixeis a minha lei e ele ensinava-me e dizia-me: Retenha as minhas palavras o teu coração; guarda os meus mandamentos e vive não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te conservará exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará no caminho da sabedoria, te ensinei e, pelas carreiras direitas, te fiz andar pega-te à correção e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo porque comem o pão da impiedade e bebem o vinho das violências Filho meu atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido porque são vida para os que as acham e saúde, para o seu corpo desvia de ti a tortuosidade da boca e alonga de ti a perversidade dos lábios pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem-ordenados! Para que conserves os meus avisos, e os teus lábios guardem o conhecimento, mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois fios ela não pondera a vereda da vida; as suas carreiras são variáveis, e não as conhece afasta dela o teu caminho e não te aproximes da porta da sua casa; e gemas no teu fim, quando se consumirem a tua carne e o teu corpo, e não escutei a voz dos meus ensinadores, nem a meus mestres inclinei o meu ouvido! Bebe a água da tua cisterna e das correntes do teu poço sejam para ti só e não para os estranhos contigo e por que, filho meu, andarias atraído pela estranha e abraçarias o seio da estrangeira? Quanto ao ímpio, as suas iniquidades o prenderão, e, com as cordas do seu pecado, será detido enredaste-te com as palavras da tua boca, prendeste-te com as palavras da tua boca não dês sono aos teus olhos, nem repouso às tuas pálpebras; vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento assim te sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado acena com os olhos, fala com os pés, faz sinais com os dedos pelo que a sua destruição virá repentinamente; subitamente será quebrantado, sem que haja cura olhos altivos, e língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a lei de tua mãe quando caminhares, isso te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo para te guardarem da má mulher e das lisonjas da língua estranha porque por causa de uma mulher prostituta se chega a pedir um bocado de pão; e a adúltera anda à caça de preciosa vida assim será o que entrar à mulher do seu próximo; não ficará inocente todo aquele que a tocar, mas, encontrado, pagará sete vezes tanto; dará toda a fazenda de sua casa achará castigo e vilipêndio, e o seu opróbrio nunca se apagará nenhum resgate aceitará, nem consentirá, ainda que multipliques os presentes guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos dize à Sabedoria: Tu és minha irmã; e à prudência chama tua parenta; porque da janela da minha casa, por minhas grades olhando eu, que passava pela rua junto à sua esquina e seguia o caminho da sua casa, esta era alvoroçadora e contenciosa, e não paravam em casa os seus pés; aproximou-se dele, e o beijou, e esforçou o seu rosto, e disse-lhe: Por isso, saí ao teu encontro, a buscar diligentemente a tua face, e te achei já perfumei o meu leito com mirra, aloés e canela um saquitel de dinheiro levou na sua mão; só no dia marcado voltará a casa e ele segue-a logo, como boi que vai ao matadouro; e, como o louco ao castigo das prisões, agora, pois, filhos, dai-me ouvidos e estai atentos às palavras da minha boca; porque a muitos feridos derribou; e são muitíssimos os que por ela foram mortos no cume das alturas, junto ao caminho, nas encruzilhadas das veredas, ela se coloca a vós, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens ouvi, porque proferirei coisas excelentes; os meus lábios se abrirão para a equidade em justiça são todas as palavras da minha boca; não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem perversa porque melhor é a sabedoria do que os rubins; e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela o temor do Senhor é aborrecer o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa aborreço por mim, reinam os reis, e os príncipes ordenam justiça eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão faço andar pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo o Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas antes de haver abismos, fui gerada; e antes ainda de haver fontes carregadas de águas ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem sequer o princípio do pó do mundo quando punha ao mar o seu termo, para que as águas não trespassassem o seu mando; quando compunha os fundamentos da terra, folgando no seu mundo habitável e achando as minhas delícias com os filhos dos homens ouvi a correção, não a rejeiteis e sede sábios porque o que me achar achará a vida e alcançará favor do Senhor já sacrificou as suas vítimas, misturou o seu vinho e já preparou a sua mesa quem é simples volte-se para aqui. Aos faltos de entendimento diz: Deixai os insensatos, e vivei, e andai pelo caminho do entendimento não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio, e amar-te-á porque, por mim, se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te acrescentarão a mulher louca é alvoroçadora; é néscia e não sabe coisa alguma para chamar os que passam e seguem direito o seu caminho as águas roubadas são doces, e o pão comido às ocultas é suave os tesouros da impiedade de nada aproveitam; mas a justiça livra da morte o que trabalha com mão enganosa empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece bênçãos há sobre a cabeça do justo, mas a violência cobre a boca dos ímpios o sábio de coração aceita os mandamentos, mas o louco palrador será transtornado a boca do justo é manancial de vida, mas a violência cobre a boca dos ímpios nos lábios do sábio se acha a sabedoria, mas a vara é para as costas do falto de entendimento a fazenda do rico é a cidade da sua fortaleza; a destruição dos pobres é a sua pobreza o caminho para a vida é daquele que guarda a correção, mas o que abandona a repreensão erra prata escolhida é a língua do justo; o coração dos ímpios é de nenhum preço a bênção do Senhor é que enriquece, e ele não acrescenta dores o temor do ímpio virá sobre ele, mas o desejo dos justos Deus o cumprirá como vinagre para os dentes, como fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam o caminho do Senhor é fortaleza para os retos, mas ruína virá aos que praticam a iniquidade a boca do justo produz sabedoria em abundância, mas a língua da perversidade será desarraigada vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria não aproveitam as riquezas no dia da ira, mas a justiça livra da morte a justiça dos virtuosos os livrará, mas, na sua perversidade, serão apanhados os iníquos o justo é libertado da angústia, e o ímpio fica em seu lugar pela bênção dos sinceros, se exalta a cidade, mas pela boca dos ímpios é derribada o que anda praguejando descobre o segredo, mas o fiel de espírito encobre o negócio decerto sofrerá severamente aquele que fica por fiador do estranho, mas o que aborrece a fiança estará seguro o homem benigno faz bem à sua própria alma, mas o cruel perturba a sua própria carne abominação para o Senhor são os perversos de coração, mas os que são perfeitos em seu caminho são o seu deleite como jóia de ouro em focinho de porca, assim é a mulher formosa que se aparta da razão alguns há que espalham, e ainda se lhes acrescenta mais; e outros, que retêm mais do que é justo, mas é para a sua perda ao que retém o trigo o povo o amaldiçoa, mas bênção haverá sobre a cabeça do vendedor o que perturba a sua casa herdará o vento, e o tolo será servo do sábio de coração eis que o justo é punido na terra; quanto mais o ímpio e o pecador! O homem de bem alcançará o favor do Senhor, mas ao homem de perversas imaginações ele condenará a mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como apodrecimento nos seus ossos as palavras dos ímpios são para armarem ciladas ao sangue, mas a boca dos retos os livrará segundo o seu entendimento, será louvado cada qual, mas o perverso de coração estará em desprezo o que lavra a sua terra se fartará de pão, mas o que segue os ociosos está falto de juízo o laço do ímpio está na transgressão dos lábios, mas o justo sairá da angústia o caminho do tolo é reto aos seus olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio o que diz a verdade manifesta a justiça, mas a testemunha falsa engana, engano há no coração dos que maquinam mal, mas alegria têm os que aconselham a paz os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite a mão dos diligentes dominará, mas os enganadores serão tributários o justo é um guia para o seu companheiro, mas o caminho dos ímpios os faz errar do fruto da boca cada um comerá o bem, mas a alma dos prevaricadores comerá a violência a alma do preguiçoso deseja e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes engorda a justiça guarda ao que é sincero no seu caminho, mas a impiedade transtornará o pecador o resgate da vida de cada um são as suas riquezas, mas o pobre não ouve as ameaças a fazenda que procede da vaidade diminuirá, mas quem a ajunta pelo trabalho terá aumento o que despreza a palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado o bom entendimento dá graça, mas o caminho dos prevaricadores é áspero um mau mensageiro cai no mal, mas o embaixador fiel é saúde anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos será afligido o homem de bem deixa uma herança aos filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é depositada para o justo o que retém a sua vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, a seu tempo, o castiga o que anda na sua sinceridade teme ao Senhor, mas o que se desvia de seus caminhos despreza-o, não havendo bois, o celeiro fica limpo, mas, pela força do boi, há abundância de colheitas o escarnecedor busca sabedoria e não a acha, mas para o prudente o conhecimento é fácil a sabedoria do prudente é entender o seu caminho, mas a estultícia dos tolos é enganar a casa dos ímpios se desfará, mas a tenda dos retos florescerá até no riso terá dor o coração, e o fim da alegria é tristeza o simples dá crédito a cada palavra, mas o prudente atenta para os seus passos o que presto se ira fará doidices, e o homem de más imaginações será aborrecido o pobre é aborrecido até do companheiro, mas os amigos dos ricos são muitos porventura, não erram os que praticam o mal? Mas beneficência e fidelidade haverá para os que praticam o bem a coroa dos sábios é a sua riqueza, a estultícia dos tolos é só estultícia no temor do Senhor, há firme confiança, e ele será um refúgio para seus filhos o longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura o que oprime ao pobre insulta aquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado honra-o, no coração do prudente, repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos se conhece o rei tem seu contentamento no servo prudente, mas, sobre o que procede indignamente, cairá o seu furor a língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia uma língua saudável é árvore de vida, mas a perversidade nela quebranta o espírito na casa do justo há um grande tesouro, mas nos frutos do ímpio há perturbação o sacrifício dos ímpios é abominável ao Senhor, mas a oração dos retos é o seu contentamento o inferno e a perdição estão perante o Senhor; quanto mais o coração dos filhos dos homens! O coração alegre aformoseia o rosto, mas, pela dor do coração, o espírito se abate todos os dias do aflito são maus, mas o de coração alegre tem um banquete contínuo melhor é a comida de hortaliça onde há amor do que o boi gordo e, com ele, o ódio o filho sábio alegrará a seu pai, mas o homem insensato despreza a sua mãe onde não há conselho os projetos saem vãos, mas, com a multidão de conselheiros, se confirmarão para o sábio, o caminho da vida é para cima, para que ele se desvie do inferno que está embaixo abomináveis são para o Senhor os pensamentos do mau, mas as palavras dos limpos são aprazíveis longe está o Senhor dos ímpios, mas escutará a oração dos justos os ouvidos que escutam a repreensão da vida no meio dos sábios farão a sua morada o temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e diante da honra vai a humildade todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos, mas o Senhor pesa os espíritos o Senhor fez todas as coisas para os seus próprios fins e até ao ímpio, para o dia do mal pela misericórdia e pela verdade, se purifica a iniquidade; e, pelo temor do Senhor, os homens se desviam do mal melhor é o pouco com justiça do que a abundância de colheita com injustiça o peso e a balança justa são do Senhor; obra sua são todas as pedras da bolsa os lábios de justiça são o contentamento dos reis, e eles amarão o que fala coisas retas na luz do rosto do rei está a vida, e a sua benevolência é como a nuvem de chuva serôdia o alto caminho dos retos é desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma o que atenta prudentemente para a palavra achará o bem, e o que confia no Senhor será bem-aventurado o entendimento, para aqueles que o possuem, é uma fonte de vida, mas a instrução dos tolos é a sua estultícia favo de mel são as palavras suaves: doces para a alma e saúde para os ossos o trabalhador trabalha para si mesmo, porque a sua boca o instiga o homem violento persuade o seu companheiro e guia-o por caminho não bom coroa de honra são as cãs, achando-se elas no caminho da justiça a sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda a sua disposição o servo prudente dominará sobre o filho que procede indignamente; e entre os irmãos repartirá a herança o malfazejo atenta para o lábio iníquo; o mentiroso inclina os ouvidos para a língua maligna coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais pedra preciosa é o presente aos olhos dos que o recebem; para onde quer que se volte, servirá de proveito na verdade, o rebelde não busca senão o mal, mas mensageiro cruel se enviará contra ele quanto àquele que torna mal por bem, não se apartará o mal da sua casa o que justifica o ímpio e o que condena o justo abomináveis são para o Senhor, tanto um como o outro em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão o perverso de coração nunca achará o bem; e o que tem a língua dobre virá a cair no mal o coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos no rosto do sábio se vê a sabedoria, mas os olhos do louco estão nas extremidades da terra não é bom também punir o justo, nem ferirem os príncipes ao que age justamente não toma prazer o tolo no entendimento, senão em que se descubra o seu coração águas profundas são as palavras da boca do homem, e ribeiro transbordante é a fonte da sabedoria os lábios do tolo entram na contenda, e a sua boca brada por açoites as palavras do linguareiro são como doces bocados, e elas descem ao íntimo do ventre a fazenda do rico é sua cidade forte e, como um muro alto, na sua imaginação responder antes de ouvir é estultícia e vergonha o coração do sábio adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a ciência o que primeiro começa o seu pleito justo parece; mas vem o seu companheiro e o examina do fruto da boca de cada um se fartará o seu ventre; dos renovos dos seus lábios se fartará o que acha uma mulher acha uma coisa boa e alcançou a benevolência do Senhor o homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão assim também ficar a alma sem conhecimento não é bom; e o que se apressa com seus pés peca as riquezas granjeiam muitos amigos, mas ao pobre o seu próprio amigo o deixa muitos suplicam a face do príncipe, e cada um é amigo daquele que dá presentes o que adquire entendimento ama a sua alma; o que conserva a inteligência achará o bem o entendimento do homem retém a sua ira; e sua glória é passar sobre a transgressão grande miséria é para o pai o filho insensato, e um gotejar contínuo, as contenções da mulher a preguiça faz cair em profundo sono, e a alma enganadora padecerá fome ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, e ele lhe pagará o seu benefício ouve o conselho e recebe a correção, para que sejas sábio nos teus últimos dias o desejo do homem é a sua beneficência; mas o pobre é melhor do que o mentiroso o preguiçoso esconde a mão no seio; enfada-se de a levar à boca o que aflige a seu pai ou afugenta a sua mãe filho é que envergonha e desonra preparados estão os juízos para os escarnecedores e os açoites para as costas dos tolos como o bramido do leão é o terror do rei; o que provoca a sua ira peca contra a sua própria alma o preguiçoso não lavrará por causa do inverno, pelo que mendigará na sega e nada receberá cada qual entre os homens apregoa a sua bondade; mas o homem fiel, quem o achará? Assentando-se o rei no trono do juízo, com os seus olhos dissipa todo mal até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra for pura e reta não ames o sono, para que não empobreças; abre os teus olhos e te fartarás de pão há ouro e abundância de rubins, mas os lábios do conhecimento são jóia preciosa suave é ao homem o pão da mentira, mas, depois, a sua boca se encherá de pedrinhas de areia o que a seu pai ou a sua mãe amaldiçoar apagar-se-lhe-á a sua lâmpada e ficará em trevas densas não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor, e ele te livrará os passos do homem são dirigidos pelo Senhor; o homem, pois, como entenderá o seu caminho? O rei sábio dissipa os ímpios e faz girar sobre eles a roda o ornato dos jovens é a sua força; e a beleza dos velhos, as cãs todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor sonda os corações olhar altivo, coração orgulhoso e até a lavoura dos ímpios são pecado trabalhar por ajuntar tesouro com língua falsa é uma vaidade, e aqueles que a isso são impelidos buscam a morte o caminho do homem perverso é inteiramente tortuoso, mas a obra do puro é reta quando o escarnecedor é castigado, o simples torna-se sábio; e, quando o sábio é instruído, recebe o conhecimento o que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido praticar a justiça é alegria para o justo, mas espanto para os que praticam a iniquidade necessidade padecerá o que ama os prazeres; o que ama o vinho e o azeite nunca enriquecerá tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, mas o homem insensato o devora à cidade dos fortes sobe o sábio e derruba a força em que confiaram quanto ao soberbo e presumido, zombador é seu nome; trata com indignação e soberba todo o dia avidamente cobiça, mas o justo dá e nada retém o homem ímpio endurece o seu rosto, mas o reto considera o seu caminho o cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas do Senhor vem a vitória o rico e o pobre se encontraram; a todos os fez o Senhor o galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, e honra, e vida instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele o que semear a perversidade segará males; e a vara da sua indignação falhará o que ama a pureza do coração e tem graça nos seus lábios terá por seu amigo o rei diz o preguiçoso: Um leão está lá fora; serei morto no meio das ruas a estultícia está ligada ao coração do menino, mas a vara da correção a afugentará dele inclina o teu ouvido, e ouve as palavras dos sábios, e aplica o teu coração à minha ciência porventura, não te escrevi excelentes coisas acerca de todo conselho e conhecimento, não roubes ao pobre, porque é pobre, nem atropeles, na porta, o aflito não acompanhes o iracundo, nem andes com o homem colérico, não estejas entre os que dão as mãos e entre os que ficam por fiadores de dívidas viste um homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não será posto perante os de baixa sorte e põe uma faca à tua garganta, se és homem glutão não te canses para enriqueceres; dá de mão à tua própria sabedoria não comas o pão daquele que tem os olhos malignos, nem cobices os seus manjares gostosos vomitarias o bocado que comeste e perderias as tuas suaves palavras porque o seu Redentor é forte; ele pleiteará a sua causa contra ti não retires a disciplina da criança, porque, fustigando-a com a vara, nem por isso morrerá Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á o meu coração, sim, o meu próprio não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, sê no temor do Senhor todo o dia não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer grandemente se regozijará o pai do justo, e o que gerar a um sábio se alegrará nele dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as pelejas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos? Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades e dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando virei a despertar? Ainda tornarei a buscá-la outra vez porque o seu coração medita a rapina, e os seus lábios falam maliciosamente e pelo conhecimento se encherão as câmaras de todas as substâncias preciosas e deleitáveis porque com conselhos prudentes tu farás a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros aquele que cuida em fazer mal, mestre de maus intentos o chamarão livra os que estão destinados à morte e salva os que são levados para a matança, se os puderes retirar come mel, meu filho, porque é bom, e o favo de mel, que é doce ao teu paladar não espies a habitação do justo, ó ímpio, nem assoles a sua câmara quando cair o teu inimigo, não te alegres, nem quando tropeçar se regozije o teu coração; porque o maligno não terá galardão algum, e a lâmpada dos ímpios se apagará porque, de repente, se levantará a sua perdição, e a ruína deles, quem a conhecerá? O que disser ao ímpio: Justo és os povos o amaldiçoarão, as nações o detestarão beija com os lábios o que responde com palavras retas não digas: Como ele me fez a mim, assim lhe farei a ele; pagarei a cada um segundo a sua obra e eis que toda estava cheia de cardos, e a sua superfície, coberta de urtigas, e a sua parede de pedra estava derribada um pouco de sono, adormecendo um pouco, encruzando as mãos outro pouco, para estar deitado, a glória de Deus é encobrir o negócio, mas a glória dos reis é tudo investigar tira da prata as escórias, e sairá vaso para o fundidor não te glories na presença do rei, nem te ponhas no lugar dos grandes; não te apresses a litigar, para depois, ao fim, não saberes o que hás de fazer, podendo-te confundir o teu próximo como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo como frieza de neve no tempo da sega, assim é o mensageiro fiel para com os que o enviam; porque alegra a alma dos seus senhores pela longanimidade se persuade o príncipe, e a língua branda quebranta os ossos retira o pé da casa do teu próximo, para que se não enfade de ti e te aborreça o que entoa canções junto ao coração aflito é como aquele que se despe num dia de frio e como vinagre sobre salitre porque, assim, brasas lhe amontoarás sobre a cabeça; e o Senhor to pagará melhor é morar num canto de umas águas-furtadas do que com a mulher rixosa numa casa ampla como fonte turva e manancial corrupto, assim é o justo que cai diante do ímpio como o pássaro no seu vaguear, e como a andorinha no seu vôo, assim a maldição sem causa não virá não respondas ao tolo segundo a sua estultícia, para que também te não faças semelhante a ele os pés corta e o dano bebe quem manda mensagens pelas mãos de um tolo como o que prende a pedra preciosa na funda, assim é aquele que dá honra ao tolo como o cão que torna ao seu vômito, assim é o tolo que reitera a sua estultícia diz o preguiçoso: Um leão está no caminho; um leão está nas ruas o preguiçoso esconde a mão no seio; enfada-se de a levar à sua boca o que, passando, se mete em questão alheia é como aquele que toma um cão pelas orelhas sem lenha, o fogo se apagará; e, não havendo maldizente, cessará a contenda as palavras do maldizente são como deliciosos bocados, que descem ao íntimo do ventre aquele que aborrece dissimula com os seus lábios, mas no seu interior encobre o engano ainda que o seu ódio se encobre com engano, a sua malícia se descobrirá na congregação louve-te o estranho, e não a tua boca, o estrangeiro, e não os teus lábios cruel é o furor e a impetuosa ira, mas quem parará perante a inveja? Fiéis são as feridas feitas pelo que ama, mas os beijos do que aborrece são enganosos qual ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe do seu lugar sê sábio, filho meu, e alegra o meu coração, para que tenha alguma coisa que responder àquele que me desprezar quando alguém fica por fiador do estranho, toma-lhe tu a sua roupa e penhora-o pela estranha o gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa, um e outro são semelhantes como o ferro com o ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo o inferno e a perdição nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem ainda que pisasses o tolo com uma mão de gral entre grãos de cevada pilada, não se iria dele a sua estultícia porque as riquezas não duram para sempre; e duraria a coroa de geração em geração? Os cordeiros serão para te vestires, e os bodes, para o preço do campo por causa da transgressão da terra, muitos são os seus príncipes, mas, por virtude de homens prudentes e sábios, ela continuará os que deixam a lei louvam o ímpio; mas os que guardam a lei pelejam contra eles melhor é o pobre que anda na sua sinceridade do que o de caminhos perversos, ainda que seja rico o que aumenta a sua fazenda com usura e onzena ajunta-a para o que se compadece do pobre o homem rico é sábio aos seus próprios olhos; mas o pobre que é sábio o examina o que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia como leão bramidor e urso faminto, assim é o ímpio que domina sobre um povo pobre o homem carregado do sangue de qualquer pessoa fugirá até à cova; ninguém o detenha o homem fiel abundará em bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não ficará sem castigo aquele que tem um olho mau corre atrás das riquezas, mas não sabe que há de vir sobre ele a pobreza o que rouba a seu pai ou a sua mãe e diz: Não há transgressão, companheiro é do destruidor o que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda sabiamente escapará quando os justos se engrandecem, o povo se alegra, mas, quando o ímpio domina, o povo suspira o rei com juízo sustém a terra, mas o amigo de subornos a transtorna na transgressão do homem mau há laço, mas o justo canta e regozija-se os homens escarnecedores abrasam a cidade, mas os sábios desviam a ira um tolo expande toda a sua ira, mas o sábio a encobre e reprime o pobre e o usurário se encontram, e o Senhor alumia os olhos de ambos a vara e a repreensão dão sabedoria, mas o rapaz entregue a si mesmo envergonha a sua mãe castiga o teu filho, e te fará descansar e dará delícias à tua alma tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há de um tolo do que dele o homem iracundo levanta contendas; e o furioso multiplica as transgressões o que tem parte com o ladrão aborrece a sua própria alma; ouve maldições e não o denuncia muitos buscam a face do príncipe, mas o juízo de cada um vem do Senhor na verdade, que eu sou mais bruto do que ninguém; não tenho o entendimento do homem, quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas na sua roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome, e qual é o nome de seu filho, se é que o sabes? Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção acostumada; há uma geração que amaldiçoa a seu pai e que não bendiz a sua mãe há uma geração cujos olhos são altivos e cujas pálpebras são levantadas para cima a sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá, Dá. Estas três coisas nunca se fartam; e quatro nunca dizem: Basta: Os olhos que zombam do pai ou desprezam a obediência da mãe, corvos do ribeiro os arrancarão, e os pintãos da águia os comerão tal é o caminho da mulher adúltera: ela come, e limpa a sua boca, e diz: Não cometi maldade pelo servo, quando reina; e pelo tolo, quando anda farto de pão; estas quatro coisas são das mais pequenas da terra, mas sábias, bem-providas de sabedoria: os coelhos são um povo débil; e, contudo, fazem a sua casa nas rochas; há três que têm um bom andar, e o quarto passeia muito bem: O cavalo de guerra, bem-cingido pelos lombos; o bode também; e o rei, a quem se não pode resistir porque o espremer do leite produz manteiga, e o espremer do nariz produz sangue, e o espremer da ira produz contenda como, filho meu? E como, ó filho do meu ventre? E como, ó filho das minhas promessas? Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte dai bebida forte aos que perecem, e o vinho, aos amargosos de espírito; abre a tua boca a favor do mudo, pelo direito de todos os que se acham em desolação o coração do seu marido está nela confiado, e a ela nenhuma fazenda faltará busca lã e linho e trabalha de boa vontade com as suas mãos ainda de noite, se levanta e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas cinge os lombos de força e fortalece os braços abre a mão ao aflito; e ao necessitado estende as mãos faz para si tapeçaria; de linho fino e de púrpura é a sua veste faz panos de linho fino, e vende-os, e dá cintas aos mercadores abre a boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua muitas filhas agiram virtuosamente, mas tu a todas és superior dai-lhe do fruto das suas mãos, e louvem-na nas portas as suas obras.
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