HEBREUS
Havendo Deus,
antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos
profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, o qual, sendo o
resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando
todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a
purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas;
porque a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra
vez: Eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho? E, quanto aos anjos, diz: O
que de seus anjos faz ventos e de seus ministros, labareda de fogo.
Amaste a justiça e aborreceste a iniquidade; por
isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus
companheiros, eles perecerão, mas tu permanecerás; e todos eles, como
roupa, envelhecerão, e a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha
destra, até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? Portanto,
convém-nos atentar, com mais diligência, para as coisas que já temos ouvido,
para que, em tempo algum, nos desviemos delas como escaparemos nós, se não
atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo
Senhor, foi-nos, depois, confirmada pelos que a ouviram; porque não foi aos
anjos que sujeitou o mundo futuro, de que falamos; tu o fizeste um pouco menor
do que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as
obras de tuas mãos, vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que
fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para
que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos porque convinha que aquele,
para quem são todas as coisas e mediante quem tudo existe, trazendo muitos
filhos à glória, consagrasse, pelas aflições, o Príncipe da salvação deles
dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, cantar-te-ei louvores no meio da
congregação.E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele
participou das mesmas coisas, para que, pela morte, aniquilasse o que tinha o
império da morte, isto é, o diabo, porque, na verdade, ele não tomou os anjos,
mas tomou a descendência de Abraão, porque, naquilo que ele mesmo, sendo
tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados. Pelo que, irmãos santos,
participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo
sacerdote da nossa confissão, porque ele é tido por digno de tanto maior glória
do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou e, na
verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das
coisas que se haviam de anunciar; portanto, como diz o Espírito Santo, se
ouvirdes hoje a sua voz, onde vossos pais me tentaram, me provaram e
viram, por quarenta anos, as minhas obras, por isso, me indignei contra esta
geração e disse: Estes sempre erram em seu coração e não conheceram os meus
caminhos, vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e
infiel, para se apartar do Deus vivo porque nos tornamos participantes de
Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim,
porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do
Egito por meio de Moisés e a quem jurou que não entrariam no seu repouso,
senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por
causa da sua incredulidade temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa
de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fique para trás, porque nós,
os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim, jurei na minha
ira que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas
desde a fundação do mundo e outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso
determina, outra vez, um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois,
como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração,
portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus porque aquele que entrou
no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas, porque
a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de
dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e
medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do
coração, visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus,
que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão cheguemos, pois,
com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e
achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. Porque todo sumo
sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas
concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados, e, por
esta causa, deve ele, tanto pelo povo como também por si mesmo, fazer oferta
pelos pecados, assim, também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se
fazer sumo sacerdote, mas glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho,
hoje te gerei.O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e
lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto
ao que temia e, sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para
todos os que lhe obedecem, chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a
ordem de Melquisedeque porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda
necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos
das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite e não de
sólido mantimento, mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em
razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o
mal pelo que, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a
perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas
e de fé em Deus, e isso faremos, se Deus o permitir e provaram a boa
palavra de Deus e as virtudes do século futuro, porque a terra que embebe a
chuva que muitas vezes cai sobre ela e produz erva proveitosa para aqueles por
quem é lavrada recebe a bênção de Deus; mas de vós, ó amados, esperamos coisas
melhores e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim
falamos porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra e do
trabalho de amor que, para com o seu nome, mostrastes, enquanto servistes aos
santos e ainda servis para que vos não façais negligentes, mas sejais
imitadores dos que, pela fé e paciência, herdam as promessas dizendo:
Certamente, abençoando, te abençoarei e, multiplicando, te multiplicarei porque
os homens certamente juram por alguém superior a eles, e o juramento para
confirmação é, para eles, o fim de toda contenda para que por duas coisas
imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação,
nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta; a qual temos
como âncora da alma segura e firme e que penetra até ao interior do véu, porque
este Melquisedeque, que era rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, e que
saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o
abençoou; sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim
de vida, mas, sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para
sempre e os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem,
segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que
tenham descendido de Abraão; ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado
pelo maior e, para assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe
dízimos, pagou dízimos porque ainda ele estava nos lombos de seu pai, quando
Melquisedeque lhe saiu ao encontro porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente
se faz também mudança da lei visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de
Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio que não
foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida
incorruptível porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua
fraqueza e inutilidade (pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou), e desta
sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus mas
este, com juramento, por aquele que lhe disse: Jurou o Senhor e não se
arrependerá: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque.);
e, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque, pela
morte, foram impedidos de permanecer; portanto, pode também salvar
perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder
por eles que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia
sacrifícios, primeiramente, por seus próprios pecados e, depois, pelos do povo;
porque isso fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo porque a lei
constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que
veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre, ora, a suma do
que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à
destra do trono da Majestade, porque todo sumo sacerdote é constituído para
oferecer dons e sacrifícios; pelo que era necessário que este também tivesse
alguma coisa que oferecer os quais servem de exemplar e sombra das coisas
celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o
tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que, no monte,
se te mostrou porque, se aquele primeiro fora irrepreensível, nunca se teria
buscado lugar para o segundo não segundo o concerto que fiz com seus pais, no
dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; como não
permaneceram naquele meu concerto, eu para eles não atentei, diz o Senhor
porque este é o concerto que, depois daqueles dias, farei com a casa de Israel,
diz o Senhor: porei as minhas leis no seu entendimento e em seu coração as
escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo porque serei
misericordioso para com as suas iniquidades e de seus pecados e de suas
prevaricações não me lembrarei mais;
ora, também o primeiro tinha ordenanças de culto
divino e um santuário terrestre, mas, depois do segundo véu, estava o
tabernáculo que se chama o Santo dos Santos,e sobre a arca, os querubins da
glória, que faziam sombra no propiciatório; das quais coisas não falaremos
agora particularmente mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no
ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo; que é
uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que,
quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o
serviço, consistindo somente em manjares, e bebidas, e várias abluções e
justificações da carne, impostas até ao tempo da correção, nem por sangue de
bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário,
havendo efetuado uma eterna redenção, quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo
Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa
consciência das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? Porque, onde há
testamento, necessário é que intervenha a morte do testador pelo que também o
primeiro não foi consagrado sem sangue; porque, havendo Moisés anunciado a todo
o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos
bodes, com água, lã purpúrea e hissopo, e aspergiu tanto o mesmo livro como
todo o povo, e semelhantemente aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os
vasos do ministério, de sorte que era bem necessário que as figuras das
coisas que estão no céu assim se purificassem; mas as próprias coisas
celestiais, com sacrifícios melhores do que estes nem também para a si
mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no
Santuário com sangue alheio e, como aos homens está ordenado morrerem uma
vez, vindo, depois disso, o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma vez,
para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o
esperam para a salvação porque, tendo a lei a sombra dos bens futuros e não a
imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se
oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam; nesses
sacrifícios, porém, cada ano, se faz comemoração dos pecados, pelo que,
entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas corpo me
preparaste; então, disse: Eis aqui venho (no princípio do livro está escrito de
mim), para fazer, ó Deus, a tua vontade, então, disse: Eis aqui venho,
para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo
na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo,
feita uma vez mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos
pecados, está assentado para sempre à destra de Deus, porque, com uma só
oblação, aperfeiçoou para sempre os que são santificados este é o concerto que farei
com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seu
coração e as escreverei em seus entendimentos, acrescenta: ora, onde há
remissão destes, não há mais oblação pelo pecado, tendo, pois, irmãos, ousadia
para entrar no sanntuário, pelo sangue de Jesus, e tendo um grande
sacerdote sobre a casa de Deus, retenhamos firmes a confissão da nossa
esperança, porque fiel é o que prometeu não deixando a nossa congregação,
como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais
quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia, mas uma certa expectação
horrível de juízo e ardor de fogo, que há de devorar os adversários
quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de
duas ou três testemunhas porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a
vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o
seu povo lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes
iluminados, suportastes grande combate de aflições porque também vos
compadecestes dos que estavam nas prisões e com gozo permitistes a espoliação
dos vossos bens, sabendo que, em vós mesmos, tendes nos céus uma possessão
melhor e permanente porque necessitais de paciência, para que, depois de
haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa porque ainda
um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará,nós, porém, não
somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a
conservação da alma. Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e
a prova das coisas que se não veem, pela fé, entendemos que os mundos, pela
palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito
do que é aparente; pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte e
não foi achado, porque Deus o trasladara, visto como, antes da sua trasladação,
alcançou testemunho de que agradara a Deus, pela fé, Noé, divinamente
avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua
família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da
justiça que é segundo a fé, pela fé, habitou na terra da promessa, como em
terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma
promessa porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e
construtor é Deus pelo que também de um, e esse já amortecido, descenderam
tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que
está na praia do mar porque os que isso dizem claramente mostram que buscam
uma pátria, mas, agora, desejam uma melhor, isto é, a celestial pelo que
também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes
preparou uma cidade, sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua
descendência, considerou que Deus era poderoso para até dos mortos o
ressuscitar e daí também, em figura, ele o recobrou, pela fé, Jacó,
próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José e adorou encostado à
ponta do seu bordão, pela fé, Moisés, já nascido, foi escondido três meses
por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o
mandamento do rei escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que
por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado; pela fé, deixou o Egito, não
temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível, pela fé,
celebrou a Páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos
primogênitos lhes não tocasse, pela fé, caíram os muros de Jericó, sendo
rodeados durante sete dias e que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de
Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel, e dos
profetas, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza
tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fugida os exércitos dos
estranhos e outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões
foram apedrejados, serrados, tentados, mortos a fio de espada; andaram vestidos
de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados e
todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa,
portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de
testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de peklrto nos rodeia e
corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, considerai, pois,
aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que
não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos e já vos esquecestes da
exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a
correção do Senhor e não desmaies quando, por ele, fores repreendido;l Se
suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque que filho há a quem o
pai não corrija? Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para
nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai
dos espíritos, para vivermos? Porque aqueles, na verdade, por um pouco de
tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para
sermos participantes da sua santidade, portanto, tornai a levantar as mãos
cansadas e os joelhos desconjuntados, segui a paz com todos e a santificação,
sem a qual ninguém verá o Senhor, e ninguém seja fornicador ou profano, como
Esaú, que, por um manjar, vendeu o seu direito de primogenitura porque não
chegastes ao monte palpável, aceso em fogo, e à escuridão, e às trevas, e à
tempestade, e ao sonido da trombeta, e à voz das palavras, a qual, os que a
ouviram pediram que se lhes não falasse mais; e tão terrível era a visão, que
Moisés disse: Estou todo assombrado e tremendo à universal assembleia e
igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o Juiz de
todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; vede que não rejeiteis ao que
fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os
advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus, e esta
palavra: Ainda uma vez, mostra a mudança das coisas móveis, como coisas feitas,
para que as imóveis permaneçam pelo que, tendo recebido um Reino que não pode
ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente com
reverência e piedade; permaneça o amor fraternal lembrai-vos dos presos, como
se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos
também no corpo sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes;
porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei, lembrai-vos dos vossos
pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando
para a sua maneira de viver não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias
e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça e não com
manjares, que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram; temos um altar
de que não têm direito de comer os que servem ao tabernáculo e, por isso,
também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da
porta porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura e não vos
esqueçais da beneficência e comunicação, porque, com tais sacrifícios, Deus se
agrada orai por nós, porque confiamos que temos boa consciência, como aqueles
que em tudo querem portar-se honestamente e rogo-vos, com instância, que
assim o façais para que eu mais depressa vos seja restituído vos
aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o
que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o
sempre. Amém! Sabei que já está solto o irmão Timóteo, com o qual (se vier
depressa) vos verei a graça seja com todos vós. Amém! A quem constituiu
herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo feito tanto mais excelente do que
os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles e, quando outra vez
introduz no mundo o Primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem, mas,
do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de
equidade é o cetro do teu reino eles perecerão, mas tu permanecerás; e
todos eles, como roupa, envelhecerão, e a qual dos anjos disse jamais:
Assenta-te à minha destra, até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus
pés? Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda
transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, testificando também
Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas, e dons do Espírito
Santo, distribuídos por sua vontade? mas, em certo lugar, testificou
alguém, dizendo: Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem,
para que o visites? Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto
que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas,
agora, ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas; porque, assim
o que santifica como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa
não se envergonha de lhes chamar irmãos, e outra vez: Porei nele a minha
confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim e aos filhos que Deus me deu e
livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à
servidão pelo que convinha que, em tudo, fosse semelhante aos irmãos, para ser
misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os
pecados do povo sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés
em toda a sua casa porque toda casa é edificada por alguém, mas o que edificou
todas as coisas é Deus mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual
casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da
esperança até ao fim não endureçais o vosso coração, como na provocação, no dia
da tentação no deserto, assim, jurei na minha ira que não entrarão no meu
repouso antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se
chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do
pecado enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o
vosso coração, como na provocação, mas com quem se indignou por quarenta
anos? Não foi, porventura, com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?
Porque também a nós foram pregadas as boas-novas, como a eles, mas a palavra da
pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles
que a ouviram porque, em certo lugar, disse assim do dia sétimo: E repousou
Deus de todas as suas obras no sétimo dia; visto, pois, que resta que alguns
entrem nele e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas-novas não
entraram por causa da desobediência, porque, se Josué lhes houvesse dado
repouso, não falaria, depois disso, de outro dia procuremos, pois, entrar
naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência e
não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas
e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar porque não temos um sumo
sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como
nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado e possa compadecer-se ternamente
dos ignorantes e errados, pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza e
ninguém toma para si essa honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão como
também diz noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de
Melquisedeque ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que
padeceu do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação, porquanto vos
fizestes negligentes para ouvir porque qualquer que ainda se alimenta de leite
não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino e da doutrina
dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo
eterno porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o
dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e recaíram sejam
outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo
crucificam o Filho de Deus e o expõem ao vitupério mas a que produz
espinhos e abrolhos é reprovada e perto está da maldição; o seu fim é ser
queimada; mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim,
para completa certeza da esperança; porque, quando Deus fez a promessa a
Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo, e
assim, esperando com paciência, alcançou a promessa pelo que, querendo Deus
mostrar mais abundantemente a imutabilidade do seu conselho aos herdeiros da
promessa, se interpôs com juramento, onde Jesus, nosso precursor, entrou por
nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque a
quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação,
rei de justiça e depois também rei de Salém, que é rei de paz; considerai, pois, quão grande era este, a quem
até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos mas aquele cuja genealogia
não é contada entre eles tomou dízimos de Abraão e abençoou o que tinha as
promessas e aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele
de quem se testifica que vive, de sorte que, se a perfeição fosse pelo
sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade
havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de
Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? Porque aquele de quem essas coisas se dizem
pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar, e muito mais manifesto
é ainda se, à semelhança de Melquisedeque, se levantar outro sacerdote, porque
dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de
Melquisedeque e, visto como não é sem prestar juramento (porque certamente
aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes, de tanto melhor concerto Jesus
foi feito fiador mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio
perpétuo porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado,
separado dos pecadores e feito mais sublime do que os céus, ministro do
santuário e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem,
ora, se ele estivesse na terra, nem tampouco sacerdote seria, havendo ainda
sacerdotes que oferecem dons segundo a lei, mas agora alcançou ele ministério
tanto mais excelente, quantoo é mediador de um melhor concerto, que está
confirmado em melhores promessas porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que
virão dias, diz o Senhor, em que com a casa de Israel e com a casa de Judá
estabelecerei um novo concerto,. e não ensinará cada um ao seu próximo, nem
cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; porque todos me conhecerão,
desde o menor deles até ao maior, dizendo novo concerto, envelheceu o primeiro.
Ora, o que foi tornado velho e se envelhece perto está de acabar porque um
tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candeeiro, e a mesa, e
os pães da proposição; ao que se chama o Santuário que tinha o incensário de
ouro e a arca do concerto, coberta de ouro toda em redor, em que estava um vaso
de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as
tábuas do concerto; ora, estando essas coisas assim preparadas, a todo o tempo
entravam os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os
serviços; dando nisso a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do
Santuário não estava descoberto, enquanto se conservava em pé o primeiro
tabernáculo, mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior
e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação,
porque, se o sangue dos touros e bodes e a cinza de uma novilha, esparzida
sobre os imundos, os santificam, quanto à purificação da carne, e, por isso, é
Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das
transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a
promessa da herança eterna porque um testamento tem força onde houve morte; ou
terá ele algum valor enquanto o testador vive? dizendo: Este é o sangue do
testamento que Deus vos tem mandado e quase todas as coisas, segundo a lei, se
purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão porque
Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no
mesmo céu, para agora comparecer, por nós, perante a face de Deus; doutra
maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo;
mas, agora, na consumação dos séculos, uma vez se manifestou, para aniquilar o
pecado pelo sacrifício de si mesmo, doutra maneira, teriam deixado de se
oferecer, porque, purificados uma vez os ministrantes, nunca mais teriam
consciência de pecado porque é impossível que o sangue dos touros e dos
bodes tire pecados, holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram
como acima diz: Sacrifício, e oferta, e holocaustos, e oblações pelo pecado não
quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei). E assim todo sacerdote aparece cada dia,
ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem
tirar pecados; daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos
por escabelo de seus pés e também o Espírito Santo no-lo testifica, porque,
depois de haver dito: e jamais me lembrarei de seus pecados e de suas
iniquidades pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é,
pela sua carne, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de
fé; tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água
limpa,e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas
obras, porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o
conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, de quanto maior castigo cuidais vós será julgado
merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do
testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?
Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo em parte, fostes feitos espetáculo
com vitupérios e tribulações e, em parte, fostes participantes com os que assim
foram tratados não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e
avultado galardão, mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não
tem prazer nele porque, por ela, os antigos alcançaram testemunho pela fé, Abel
ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de
que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e, por ela, depois de
morto, ainda fala; ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário
que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos
que o buscam pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que
havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia pela fé, também a
mesma Sara recebeu a virtude de conceber e deu à luz já fora da idade;
porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido todos estes morreram na
fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e
abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra, e se, na
verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de
tornar, pela fé, ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado, sim, aquele
que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito, pela fé, Isaque
abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras pela fé, José, próximo da
morte, fez menção da saída dos filhos de Israel e deu ordem acerca de seus
ossos, pela fé, Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da
filha de Faraó, tendo, por maiores riquezas, o vitupério de Cristo do que
os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa, pela fé,
passaram o mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se
afogaram, pela fé, Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo
em paz os espiasos quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram
promessas, fecharam as bocas dos leões,
as mulheres receberam, pela ressurreição, os
seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para
alcançarem uma melhor ressurreição; (homens dos quais o mundo não era digno),
errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra provendo
Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem
aperfeiçoados olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo
que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se
à destra do trono de Deus.Ainda não resististes até ao sangue, combatendo
contra o pecado porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que
recebe por filho, mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos
participantes, sois, então, bastardos e não filhos e, na verdade, toda
correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas, depois,
produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela e fazei veredas
direitas para os vossos pés, para que o que manqueja se não desvie
inteiramente; antes, seja sarado tendo cuidado de que ninguém se prive da
graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por
ela muitos se contaminem porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois
herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda
que, com lágrimas, o buscou porque não podiam suportar o que se lhes
mandava: Se até um animal tocar o monte, será apedrejado mas chegastes ao monte
Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de
anjos, e a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que
fala melhor do que o de Abel a voz do qual moveu, então, a terra, mas,
agora, anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também
o céu porque o nosso Deus é um fogo consumidor não vos esqueçais da
hospitalidade, porque, por ela, alguns, não o sabendo, hospedaram anjos
venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se
dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará e, assim, com confiança,
ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o
homem Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente porque os corpos dos
animais cujo sangue é, pelo pecado, trazido pelo sumo sacerdote para o
Santuário, são queimados fora do arraial.
Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o
seu vitupério, portanto, ofereçamos sempre, por ele, a Deus sacrifício de
louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome obedecei a vossos
pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que
hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso
não vos seria útil; ora, o Deus de paz, que pelo sangue do concerto eterno
tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande Pastor das
ovelhas, rogo-vos, porém, irmãos, que suporteis a palavra desta exortação;
porque abreviadamente vos escrevi saudai todos os vossos chefes e todos os
santos. Os da Itália vos saúdam.
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