Gálatas
Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos), graça e paz, da parte de Deus Pai e da de nosso Senhor Jesus Cristo, ao qual glória para todo o sempre. Amém! O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo, assim como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo: se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema porque persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo e, na minha nação, excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei carne nem sangue, depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro e fiquei com ele quinze dias e não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor, depois, fui para as partes da Síria e da Cilícia, mas somente tinham ouvido dizer: Aquele que já nos perseguiu anuncia, agora, a fé que, antes, destruía depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito, mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se aos quais, nem ainda por uma hora, cedemos com sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão e conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que se me havia dado, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios e eles, à circuncisão; recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram se foi retirando e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão, mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus? Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo e não pelas obras da lei, porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus, não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde, ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi já representado como crucificado? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? Aquele, pois, que vos dá o Espírito e que opera maravilhas entre vós o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão de sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão, todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las; ora, a lei não é da fé, mas o homem que fizer estas coisas por elas viverá para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo e para que, pela fé, nós recebamos a promessa do Espírito; ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua posteridade. Não diz: E às posteridades, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua posteridade, que é Cristo porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus, pela promessa, a deu gratuitamente a Abraão, logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita, e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro, logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se dada fosse uma lei que pudesse vivificar a justiça, na verdade, teria sido pela lei, mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar, mas, depois que a fé veio, já não estamos debaixo de aio porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus, digo, pois, que, todo o tempo em que o herdeiro é menino, em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo, assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo; para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos, assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo, mas agora, conhecendo a Deus ou, antes, sendo conhecidos de Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos, irmãos, rogo-vos que sejais como eu, porque também eu sou como vós; nenhum mal me fizestes e não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne; antes, me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo fiz-me, acaso, vosso inimigo, dizendo a verdade? É bom ser zeloso, mas sempre do bem e não somente quando estou presente convosco, meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós; dizei-me vós, os que quereis estar debaixo da lei: não ouvis vós a lei? Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas o que era da livre, por promessa, ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz, esforça-te e clama, tu que não estás de parto; porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido, mas nós, irmãos, somos filhos da promessa, como Isaque, mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque, de modo algum, o filho da escrava herdará com o filho da livre estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão e, de novo, protesto a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei porque nós, pelo espírito da fé, aguardamos a esperança da justiça corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade Um pouco de fermento leveda toda a massa confio de vós, no Senhor, que nenhuma outra coisa sentireis; mas aquele que vos inquieta, seja ele quem for, sofrerá a condenação, eu quereria que fossem cortados àqueles que vos andam inquietando porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás o teu próximo como a ti mesmo digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne, mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro como já antes vos disse que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus contra essas coisas não há lei, se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão, olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo, porque cada qual levará a sua própria carga, não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará e não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido, então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé, todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo, mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu, para o mundo e, a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel de Deus a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito. Amém! E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia: o qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus, nosso Pai, maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho, mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema, mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens, porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava, mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou e me chamou pela sua graça, nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia e voltei outra vez a Damasco, ora, acerca do que vos escrevo, eis que diante de Deus testifico que não minto e não era conhecido de vista das igrejas da Judeia, que estavam em Cristo; e glorificavam a Deus a respeito de mim e subi por uma revelação e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios e particularmente aos que estavam em estima, para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão e isso por causa dos falsos irmãos que se tinham entremetido e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão; e, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram; (porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para com os gentios), e, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível e os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação; nós somos judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios, pois, se nós, que procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é, porventura, Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma já estou crucificado com Cristo; e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim, só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão é o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti e é evidente que, pela lei, ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé; Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; irmãos, como homem falo. Se o testamento de um homem for confirmado, ninguém o anula nem lhe acrescenta alguma coisa, mas digo isto: que tendo sido o testamento anteriormente confirmado por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não o invalida, de forma a abolir a promessa; ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um, mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes de maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que, pela fé, fôssemos justificados porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus; e, se sois de Cristo, então, sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa, mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai, mas, vindo à plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, e, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai; mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses receio de vós que haja eu trabalhado em vão para convosco e vós sabeis que primeiro vos anunciei o evangelho estando em fraqueza da carne qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis os olhos, e mos daríeis eles têm zelo por vós, não como convém; mas querem excluir-vos, para que vós tenhais zelo por eles, eu bem quisera, agora, estar presente convosco e mudar a minha voz; porque estou perplexo a vosso respeito porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre o que se entende por alegoria; porque estes são os dois concertos: um, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar, mas a Jerusalém que é de cima é livre, a qual é mãe de todos nós; mas, como, então, aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também, agora de maneira que, irmãos, somos filhos não da escrava, mas da livre eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído porque, em Jesus Cristo, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas, sim, a fé que opera por amor, esta persuasão não vem daquele que vos chamou, eu, porém, irmãos, se prego ainda a circuncisão, por que sou, pois, perseguido? Logo, o escândalo da cruz está aniquilado porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor; se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias; mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança e os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros, levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo, mas prove cada um a sua própria obra e terá glória só em si mesmo e não noutro e o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui porque o que semeia na sua carne da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito do Espírito ceifará a vida eterna, vede com que grandes letras vos escrevi por minha mão porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura desde agora, ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus.
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